- Definir uma rotina regular para os TPC (mesma hora e mesmo lugar, todos os dias). Se a criança for envolvida na definição do horário, ela poderá ser mais cooperante;
- Quando a criança está a estudar, planear intervalos regulares (usar, por exemplo, um relógio de cozinha para monitorizar os tempos). Deixá-la andar pela sala, beber um copo de água ou comer qualquer coisa;
- Fazer comentários construtivos. Dizer “Estou contente por teres começado esse trabalho. Amanhã, revejo aquilo que já tiveres feito” em vez de “Não fizeste nada durante a semana inteira”;
- Reforçar as alterações positivas, mesmo que pequenas, no comportamento da criança. À medida que se ajuda a criança a perceber os progressos que está a fazer, a sua motivação e auto-confiança irão aumentar;
- Agendar reuniões regulares entre pais e professores para monitorizar os progressos;
- Tentar perceber se a criança necessita de mais tempo, de um local mais sossegado para trabalhar ou de trabalhos mais curtos, para obter o sucesso;
- Se as dificuldades forem marcadas ou se mantiverem mesmo com a alteração das estratégias, será recomendável que a criança seja sujeita a uma avaliação psicopedagógica para perceber melhor a origem das dificuldades.
19/03/10
Algumas sugestões para ajudar a criança a estar mais atenta
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário