24/03/10

Algumas sugestões para ajudar a criança a aumentar a capacidade de memória auditiva

- Ouvir uma pequena história, cheia de pormenores (por exemplo: “Era uma vez uma menina chamada Inês. Ela era alta, morena e muito bonita e vivia numa casa nova, branca com janelas verdes, com um grande jardim cheio de flores vermelhas e amarelas e um pequeno lago com pequeninos peixes dourados, muito comilões”) que pode ser inventada no momento. No final, a criança terá de repetir a história com o maior número possível de pormenores;

- Memorizar pequenas listas de compras que terá de efectuar;


- Repetir conjuntos de dígitos:
Começar por 3 (por exemplo: 6, 4, 9) e ir aumentando progressivamente;
- Repetir conjuntos de letras:
Começar por 3 (por exemplo: F, T, M) e ir aumentando progressivamente;

- Fixar letras de músicas;

- Aprender rimas e lenga-lengas:
Exemplos: “O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia”
“Fui comprar bolas ao senhor Bolas, o senhor Bolas não tinha bolas. Ora bolas para o senhor Bolas!”
“Se o Papa papasse papa, se o Papa papasse pão, o Papa tudo papava, seria o Papa papão.”
“A Graça disse à Graça uma graça e a Graça achou muita graça.”

- Repetir listas de palavras, após 3 minutos:
Começar por conjunto de 3 palavras do mesmo tema (por exemplo: banana, maçã, pêra) e ir aumentando progressivamente o número de palavras, dentro do mesmo tema (por exemplo: animais, alimentos, vestuário, nomes femininos, cidades, objectos escolares, meios de transporte, cores, etc.).
Numa segunda fase, utilizar palavras que comecem pela mesma letra, de diversos temas (por exemplo: bola, barco, bolota, boneca, binóculos).
Finalmente, utilizar palavras de 3 temas diferentes (por exemplo: João, Manuel, António, carro, bicicleta, avião, vestido, casaco, calças).

Sem comentários:

Enviar um comentário