18/03/10

Rastreio das Pré-Competências Académicas

O rastreio das pré-competências académicas está inserido nos rastreios pré-escolares (que incluem também o rastreio visual, auditivo e dentário), habitualmente recomendados antes da entrada para o 1º ciclo do ensino básico.
Este rastreio, especificamente, tem como objectivo o despiste de eventuais dificuldades nos pré-requisitos académicos, ou seja, nas competências directamente relacionadas com as aprendizagens escolares.
Em termos gerais, o rastreio inclui a avaliação das áreas consideradas mais importantes para o sucesso na aprendizagem, sendo elas a atenção, a cognição não verbal, a memória auditiva, a consciência fonológica, a linguagem sobretudo como pré-requisito da aprendizagem da leitura e o conhecimento básico das letras e dos números.
Geralmente, recomenda-se que o rastreio seja efectuado a todas as crianças entre os 5 e os 6 anos, durante o ano lectivo anterior à entrada para o 1º ano de escolaridade. Preferencialmente, a avaliação deve ser feita entre Janeiro e Abril do ano de entrada para a escola, de forma a que, caso surjam dificuldades, exista ainda algum tempo para iniciar intervenção e trabalhar as áreas mais fracas e, por outro lado, caso as dificuldades sejam bastante relevantes, possa ser feito o pedido de adiamento escolar.
Quando esta avaliação não é assegurada pelas escolas, recomenda-se que os pais falem com o pediatra da criança e lhe peçam orientações relativamente ao local onde se poderão dirigir para a fazer. Trata-se de uma avaliação habitualmente assegurada por Psicólogos ou por Técnicos Superiores de Educação Especial e Reabilitação, sendo que o importante será procurar técnicos com experiência nesta área e que, por isso mesmo, dominam o que é de esperar nesta faixa etária e fase de escolaridade e têm sensibilidade para reconhecer dificuldades mais subtis.
Será interessante que, no final do rastreio, seja efectuado um relatório que inclua informação relativa à prestação da criança em todas as áreas avaliadas (e a forma de avaliação de cada área), uma conclusão geral e as recomendações ou sugestões de actividades para casa e para a escola. Desta forma, o rastreio terá grande utilidade para pais e educadores e, consequentemente, trará um maior benefício para a criança, permitindo adequar as actividades às necessidades reais individuais.
É importante salientar que o rastreio não nos diz se a criança tem ou vai ter, por exemplo, uma dislexia, mas indica-nos se a criança possui os pré-requisitos considerados essenciais e, com base nessa informação, se está ou não em risco de vir a revelar dificuldades nas aprendizagens escolares.
Pelo seu valor preventivo, esta avaliação assume uma importância valiosa para a criança e para o seu sucesso escolar!

2 comentários:

  1. Parabéns,acho que foi uma ideia fantástica. Nós pais muitas vezes precisamos de ajuda para podermos ir ao encontro de algumas dificuldades que nos aparecem e que não somos capazes de resolver. Aqui podemos encontrar o apoio e o como devemos agir. Muitos parabéns Sofia, fizes-te um trabalho excelente. Beijos

    ResponderEliminar
  2. http://escritosdispersos.blogs.sapo.pt/218936.html

    ResponderEliminar