25/03/10

P.A.C.A - Prova de Avaliação de Capacidades Articulatórias (3 aos 6 anos)


Descobri há dias, na FNAC, este teste de avaliação da articulação. O preço atractivo levou-me a comprá-lo, apesar de não ser exactamente a minha área de intervenção - gosto de ir conhecendo os testes que vão aparecendo em áreas complementares à minha.

Julgo que poderá interessar a alguns visitantes deste blog, pelo que passo a citar a sua sinopse:

"O facto de não existir um instrumento sistematizado que registe as características articulatórias da fala da criança e que contemple o espectro fonológico do Português dificulta a avaliação objectiva da criança a este nível e a troca de informação entre os profissionais.
Deste modo, a Prova de Avaliação de Capacidades Articulatórias (P.A.C.A.) tem por objectivos:
• registar as particularidades da fala da criança em situação de produção induzida e, sempre que necessário, por repetição;
• fornecer aos educadores de Infância um instrumento que permita a elaboração de um relatório que facilite o encaminhamento de eventuais problemas de fala.
Para além dos objectivos acima definidos, esta Prova de Avaliação das Capacidades Articulatórias (PACA) permite que, de uma forma lúdica, se incentive a criança a produzir espontaneamente os 51 itens que fazem parte da prova. Assim, a título de exemplo, propomos que os educadores construam jogos da memória e de loto com as imagens utilizadas na prova. No jogo da memória, a criança, ao escolher dois cartões que estão virados para baixo, deverá descobrir pares idênticos; no tradicional jogo do loto, a criança, consoante vá retirando os cartões de dentro de um saco, deverá ir nomeando as imagens e verificando se possui essa imagem no seu cartão ou cartões.
Esta publicação é composta por uma brochura e um conjunto de treze cartões picotados que permitem destacar as imagens."

Mais informações em http://www.ruigracio.com/

Fico a aguardar opiniões de quem já o tenha utilizado!

Sem comentários:

Enviar um comentário